Licenciamento MG: Como Funciona? Veja aqui e não esqueça de pagá-lo

O tabela licenciamento MG 2021 é uma forma de o governo do Estado fiscalizar as condições dos veículos que circulam por lá. Porém, isso não é tudo: é com o licenciamento MG que a Secretaria da Fazenda consegue verba para toda a conservação de ruas e estradas.

Sempre que é necessário colocar mais placas ou fazer lombadas para diminuir acidentes, por exemplos, a verba utilizada vem do recolhimento do licenciamento e de outros impostos também. Fique sabendo mais sobre isso agora.

Licenciamento MG

Com o licenciamento MG, os proprietários conseguem assegurar que os seus veículos não estão poluindo acima do que é permitido pela lei e, inclusive, que ele está com todas as revisões obrigatórias feitas e é seguro para estar em circulação.

O imposto é de pagamento obrigatório e as pessoas que não o fazem podem ser multadas em R$ 293,47. Além disso, o veículo em questão pode ir para o pátio do Detran mineiro e isso significa que o pagamento das diárias ficará a cargo do dono.

Mais um problema surge quando a pessoa deseja vender o carro em questão: caso o imposto atual esteja atrasado, isso não será possível. Da mesma forma, não se pode fazer troca com troco e nenhum outro tipo de negócio com o veículo.

Consulta do valor licenciamento MG

A Secretaria do Estado da Fazenda (SEF) de Minas Gerais divulga todos os anos o valor corrigido do licenciamento veicular. Portanto, se você quer saber quanto vai pagar como imposto, basta fazer a devida consulta assim:

  • Acesse aqui;

  • Insira o seu Renavam;

  • Clique em “Exercício” e selecione 2020;


  • Clique em “Não sou um robô”;

  • Selecione a opção “Continuar”

A consulta do licenciamento MG também pode acontecer na unidade do Detran mais próxima. Para isso, será necessário levar o documento Renavam e, preferencialmente, é melhor que o proprietário do carro faça essa consulta.

Tabela do licenciamento MG

O Estado de Minas Gerais tem um número alto de veículos de passeio, caminhões, motos, utilitários e muito mais. Para facilitar o recolhimento do licenciamento MG, o Detran tem um calendário que se baseia nos números finais da placa.

É nessa tabela que você deverá confiar para saber quando pagar a cota única ou as parcelas do seu licenciamento. Para acessar essa tabela, clique aqui e, depois no hiperlink no final da página. Não se esqueça de fazer o download do arquivo em ZIP.

Onde pagar o licenciamento MG

Para pagar o licenciamento MG, é necessário que o proprietário imprima a guia necessária e a pague em qualquer um dos bancos credenciados. Inclusive, os bancos autorizados a receber esse imposto em Minas Gerais são os seguintes:

  • Mais BB (correspondente do Banco do Brasil);

  • Itaú;

  • Caixa Econômica Federal;

  • Banco Mercantil do Brasil;

  • Banco do Brasil;

  • Bradesco;

  • Unidades dos Correios;

  • Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil;

  • Banco Santander

Ainda que o banco no qual você é correntista não seja credenciado da rede de pagamento, você poderá escolher qualquer um dos relacionados acima. É só levar a guia de pagamento e, caso você tenha conta em um dos bancos, pode-se pagar eletronicamente.

Detran MG              

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais é o lugar ideal para você procurar por todo tipo de informação sobre o licenciamento no Estado. Inclusive, é lá nos postos de atendimento que você poderá retirar seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A sede do Detran mineiro encontra-se na Avenida João Pinheiro, n° 417, em Boa Viagem. As unidades de atendimento do Ciretran, que é um dos postos associados ao Detran, estão disponíveis aqui. No entanto, as unidades em Belo Horizonte devem ser consultadas aqui.

As Unidades de Atendimento Integrados, conhecidas como UAI, também fornecem diversos serviços voltados para a documentação, inclusive o licenciamento. Por isso, você também pode acessar aqui.                                 

O atendimento via telefone é bastante útil caso você esteja tendo problemas com os valores do licenciamento MG:

  • Para quem tem deficiência de voz ou auditiva, o telefone é 08000 200 155;

  • Mais cidadãos podem ligar para (31) 3069 6601

Os postos do Detran MG funcionam de segunda a sábado; durante a semana, o expediente vai das 7h às 19h e, no sábado, das 8h às 15h. Se preferir ver a seção de perguntas frequentes, basta clicar aqui.

Conclusão

O licenciamento MG é indispensável para que seu veículo não seja apreendido em uma blitz, valendo lembrar que o custo para o retirar do pátio é bem alto. No entanto, o valor do licenciamento em si não é caro e as informações sobre são dadas pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Além do órgão mencionado, o Detran mineiro também atende a quem possui qualquer veículo e precisa quitar o licenciamento; geralmente, inclusive, o pagamento pode ser em três cotas. Nós agradecemos a sua leitura e ressaltamos a necessidade de ficar atento à tabela do licenciamento 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas