Dicas para evitar acidentes na estrada ao viajar para o Rio de Janeiro

Uma das prioridades que você tem que assumir o volante de seu carro é preservar a sua segurança e a de seus acompanhantes, por isso é importante ter em conta as medidas preventivas para evitar acidentes de trânsito no caminho.

Para tomar nota de cada um destes conselhos e desfrute de uma viagem tranquila! 



1. Documento do motorista e do veículo


A primeira coisa para checar é saber se o carro está em dia relativo a sua documentação. Para quem mora no Rio de Janeiro é preciso acessar o site do Detran RJ para conferir o extrato da documentação, se já foi pago o licenciamento, IPVA, DPVAT (não conta a partir de 2020). Cada uma dessas parcelas é cobrada em datas diferentes, de acordo com o final da placa veicular.

Caso esteja com o documento atrasado (o CRLV) poderá ser parado na estrada, ter multas ou até mesmo acabar com o carro apreendido pelos agentes do Detran RJ. Se for Licenciamento atrasado, então só sairá do pátio do Detran depois de pagar todos os débitos veiculares.

2.- Fique atento aos pontos cegos do carro


Os pontos cegos do carro entopem o campo de visão do condutor, em grande medida, e são provocados pelo quadro do pára-brisas e os pilares do pára-brisa traseiro.

Muitas vezes são obviados quando, na verdade, é muito importante tê-los em conta, acima de tudo, antes de realizar alguma manobra de mudança de faixa.

Colocando os espelhos retrovisores na altura e posição certa e visualizando o ambiente através deles, os pontos cegos não serão problema para você.

3.- Evite exceder os limites de velocidade e respeite às regras da estrada


l excesso de velocidade ao dirigir continua a ser uma das principais causas de acidentes de trânsito, pois provocam o condutor de uma capacidade de reação mais limitada diante de qualquer situação de risco.

Por isso, recomenda-se respeitar os limites de velocidade. No caso do Brasil, as leis de trânsito são regidas pelo Regulamento Nacional de Trânsito, o qual no artigo 162 estabelece os limites de velocidade que deve manter, tanto em áreas urbanas como em rodovias.

Uma das primeiras coisas que você deve levar em conta ao dirigir é manter uma distância prudente, com o auto, que vai adiante de ti, já que, se este freia de repente você pode ter o tempo suficiente para reagir e evitar um choque.

O ideal é que essa distância seja de 1 metro por cada 10 km/h. No entanto, isso pode variar por diversos fatores, como o estado do solo, o clima, o tipo de carro que você dirige e sua capacidade de reação diante de uma travagem repentina.

4.- Sempre use o cinto de segurança


A apesar de inúmeras campanhas que fazem os meios de comunicação para conscientizar sobre o uso do cinto de segurança, existem muitas pessoas que ainda não os utilizam, o que em si é um erro grave, pois sem este trabalho, estão 50% mais expostos a ser feridos em um acidente.

Lembre-se que a ideia básica do cinto de segurança é para evitar que saiamos movidos do auto no caso de haver um forte impacto, assim como também reduz o risco de ser feridos com os elementos do interior.

5.- Procure não dirigir sob efeitos do álcool


Não manusear quando tomaste o álcool é uma das principais recomendações que deve levar em conta qualquer motorista.

Ao estar sob os efeitos, os reflexos e a percepção sensorial são afetados, fazendo propenso a ter um acidente.

Comentários

Postagens mais visitadas